Em nossa missão de promover a inovação educacional, o HEduca tem apresentar o “Catálogo Histórico” – uma seção especializada de nosso site dedicada a listar os principais jogos eletrônicos com temáticas históricas que estão alinhados com os objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Neste catálogo abrangente, você encontrará uma seleção cuidadosamente curada de jogos eletrônicos que abrangem uma variedade de períodos históricos, eventos e culturas. Cada jogo foi avaliado garantindo que ofereçam uma experiência educacional valiosa e envolvente para os alunos.

Abertura do jogo Assassin’s CreedUnity

Na HEduca, acreditamos que os jogos eletrônicos têm o poder de transformar o ensino de História, tornando-o mais acessível, envolvente e relevante para os alunos do século XXI. Explore o “Catálogo Histórico” da HEduca hoje e descubra como os jogos eletrônicos podem abrir novos horizontes de aprendizagem histórica em sua sala de aula!

Junte-se a nós e embarque nesta jornada emocionante onde, com jogos eletrônicos, tudo é possível no ensino de História!

Principais Jogos com Temas Históricos

Assassin’s Creed Odyssey
Caro(a) professor(a): É recomendado ler as orientações, pesuisar sobre o jogo digital antecipadamente, e analisar se é adequado ao nível de entendimento da turma, bem como levantar questões problematizadoras ligadas ao jogo. Tudo isso visa enriquecer sua aula e tornar estes recursos digitais um aliado no ensino-aprendizagem.
Conteúdo: Grécia, Antiguidade Clássica, Mitologia Grega, Conhecimento Científico, Filosofia.
BNCC: MS.EM13CHS101 / MS.EM13CHS102 / MS.EM13CHS103 / MS.EM13CHS602.
Resumo: Assassin’s Creed Odyssey foi lançado em 2018 pela Ubisoft, e nos traz como um dos temas principais a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C). Por se tratar de um jogo histórico, Assassin’s Creed Odyssey também contou com a participação de uma historiadora, Stephanie-Anne Ruatta. A historiadora Stephanie-Anne Ruatta é formada em Bacharel em Estudos Clássicos pela Universidade de Montreal (2000), no Canadá, também possui um diploma em Mundo Mediterrâneo Antigo: Tradição e Modernidade pela Universidade de Nantes (2001), na França. Fez mestrado em Estudos Clássicos – História Antiga (2003) também pela Universidade de Montreal e por fim doutorado em Línguas e Literatura Antiga (2013) pela Universidade de Nantes.
O jogo é considerado um dos maiores de toda a franquia. Tanto quanto aos gráficos, mas também pela interface e a variedade de escolhas que podem ser feitas durante o decorrer da gameplay (modo de jogar). A história do jogo se passa em torno de dois personagens principais: Kassandra ou Alexios (dependendo da escolha do jogador), ambos irmãos, e descendentes diretos de Leônidas I, grande rei e general Espartano. O objetivo do personagem principal é encontrar sua família que foi separada por eventos causados pelo “O Culto”, grupo responsável por manipular tudo na Grécia, como a política, e a parte militar. Em sua grande jornada, o personagem irá participar de grandes batalhas, ou ao lado de Atenas ou ao lado de Esparta. Sendo o maior mapa da franquia, o jogador poderá ter acesso tanto nas duas cidades, como no mar e em ilhas localizadas pela região. Em sua jornada, o jogador ou jogadora, também vai conhecer vários personagens históricos que terão ou não, um papel importante para o desenrolar da trama.

Perguntado no site Reddit, sobre o processo e os materiais usados para a criação do jogo, Dumont respondeu:

Visitamos a Grécia para ver o país em primeira mão, entender a topografia e sentir a cultura. Estudamos pesquisas arqueológicas e lemos autores antigos e contemporâneos do período clássico. Também contratamos uma especialista em história da Grécia Antiga, Stephanie-Anne Ruatta, que tem sido fundamental para nos ajudar a recriar a Grécia Antiga e que executamos nossas decisões para garantir que sejam historicamente tão precisas quanto possível.
Sobre o jogo: https://www.ubisoft.com/pt-br/game/assassins-creed/odyssey
Assassin’s Creed Origins
Caro(a) professor(a): É recomendado ler as orientações, pesuisar sobre o jogo digital antecipadamente, e analisar se é adequado ao nível de entendimento da turma, bem como levantar questões problematizadoras ligadas ao jogo. Tudo isso visa enriquecer sua aula e tornar estes recursos digitais um aliado no ensino-aprendizagem.
Conteúdo: Egito, Roma, Reino Ptolomaico, Templários, Antiguidade Clássica.
BNCC: MS.EM13CHS101 / MS.EM13CHS103 / MS.EM13CHS206.
Resumo: A história de Assassin’s Creed Origins ocorre durante o Reino Ptolemaico, no período em que Cleópatra ascende ao trono em 49 a.C., e centra-se em Bayek, o último dos medjai, depois deste ter partido da sua terra natal, a vila de Siwa, em perseguição de um mistério. A sua aventura irá levá-lo a atravessar o Antigo Egito durante um período de revolta generalizada: o Faraó, Ptolomeu XIII, luta para manter seu governo enquanto abriga as ambições de expandir seu reino; sua irmã, a recém-deposta Cleópatra, começa a mobilizar forças leais para lançar um contra-golpe contra Ptolomeu; e freqüentes incursões no Reino pela República Romana, sob o comando de Júlio César, levam a temores de uma invasão iminente. O papel de Bayek como Medjay coloca ele e sua esposa Aya em contato com as forças secretas que manipulam esses eventos e se tornam os primeiros Assassinos. A história conta a origem entre a luta dos Assassinos, que lutam pela paz promovendo a liberdade, e a Ordem dos Anciãos — percursores dos Templários — que desejam a paz impondo a ordem.
Sobre o jogo: https://www.ubisoft.com/pt-br/game/assassins-creed/origins
CALL OF DUTY: WWII
Caro(a) professor(a): É recomendado ler as orientações, pesuisar sobre o jogo digital antecipadamente, e analisar se é adequado ao nível de entendimento da turma, bem como levantar questões problematizadoras ligadas ao jogo. Tudo isso visa enriquecer sua aula e tornar estes recursos digitais um aliado no ensino-aprendizagem.
Conteúdo: Segunda Guerra Mundial, Nazismo, Fascismo.
BNCC: MS.EM13CHS402 / MS.EM13CHS504.
Resumo: Call of Duty: WWII tem como foco às ações de um esquadrão de 1944 a 1945 no campo de batalha europeu, enquanto as forças Aliadas começam a ganhar força em seu caminho à Alemanha. A campanha retrata batalhas nas ocupadas França, Bélgica, e através do rio Reno até a Alemanha. Call of Duty WW2 tenta representar a brutalidade existente na 2ª Guerra Mundial e as dificuldades que muitos dos soldados passaram. No multijogador existe um vasto arsenal de armas as quais o jogador pode utilizar e lutar nas diferentes localizações importantes na 2ª Guerra Mundial. O foco deste modo é o divertimento do jogador, não deixando para trás a realidade que o jogo representa acerca da 2ª Guerra Mundial na campanha. Por fim, o jogo conta com o frequente modo zombies da série, designado por Nazi Zombies. Ao contrário dos outros jogos o foco principal deste modo é o medo que estes “monstros” conseguem apresentar. Este modo tem uma atmosfera tão sombria e assustadora quanto os anteriores, o que pode ser evidenciado em certos momentos.
Na campanha de Um jogador, os jogadores jogarão primariamente como dois soldados da 1ª Divisão de Infantaria: O Soldado Ronald “Red” Daniels e o Soldado de Primeira Classe Robert Zussman (Jonathan Tucker). Os personagens jogáveis adicionais incluem Rousseau, uma líder Maquis da Resistência francesa e o Major Edgar Crowley, um oficial britânico da Executiva de Operações Especiais. O esquadrão de Daniels e Zussman ainda incluem o linha-dura Sargento Técnico William Pierson (Josh Duhamel) e o 1º Tenente Joseph Turner (Jeffrey Pierce).
Sobre o jogo: https://www.callofduty.com/br/pt/wwii

Apresentando o “Catálogo Histórico” do HEduca